• A empresa

  • Contato

  • eSocial
  • Área do cliente
  • Nossos serviços

Desde 01/01/2001.

23



DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER NA INFÂNCIA

Publicado em 15/02/2023

No dia 15 de fevereiro é lembrado o Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil. A data foi criada em 2002 pela Childhood Cancer International (CCI), em um movimento que busca conscientizar a população mundial sobre o câncer infantil e apoiar crianças e adolescentes com a doença, além de seus familiares.

 Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 80% das crianças e adolescentes diagnosticadas com a doença podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, disponíveis em todo o Brasil, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 Outro dado relevante divulgado pela entidade é que o câncer já representa a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no País, cerca de 8% do total.

Quais os sintomas do Câncer infantil?


Nas crianças e adolescentes, o câncer costuma dar sinais e se desenvolver rapidamente, por isso é muito importante ficar atento a qualquer alteração tanto física, quanto de comportamento. O diagnóstico precoce da doença faz toda a diferença.


reconhecimento imediato do câncer infanto-juvenil é difícil, pois os sintomas podem se misturar aos das doenças e ferimentos típicos da infância. Crianças podem ficar doentes ou ter hematomas que podem mascarar os primeiros sinais de câncer, por isso é importante que os pais levem seus filhos ao pediatra, regularmente, além de estarem atentos a quaisquer sinais ou sintomas persistentes.


Os sintomas de câncer infantil mais comuns são:

  • ·         Dor progressiva
  • ·         Febre sem causa aparente ou doença que não melhora
  • ·         Dor de cabeça frequente, e acompanhada de vômito
  • ·         Alteração repentina de visão
  • ·         Nódulo ou inchaço incomum
  • ·         Palidez repentina e perda de energia
  • ·         Quedas e contusões frequentes
  • ·         Mancar ao caminhar
  • ·         Perda de peso repentina e sem explicação

Estatísticas do câncer infantil

Não são apenas os adultos que recebem o diagnóstico do câncer, as crianças e adolescentes também podem ter de enfrentar a doença.


Pesquisas do INCA (Instituto Nacional de Câncer), apontam que o câncer pediátrico (de 0 a 19 anos de idade) representa 3% do total da doença em adultos. Já os cânceres do sangue, como a leucemia e o linfoma, estão no topo da lista dos mais recorrentes.

A cura do câncer Infantil chega a 70%!

Quando comparado ao adulto, os resultados são muito mais animadores! Com os avanços da medicina, as chances de cura hoje podem chegar até a 70%, considerando todos os tipos.


Meu filho foi diagnosticado com câncer! E agora?


Se seu filho foi diagnosticado com qualquer tipo de câncer, não se apavore. Saiba que existem tratamentos importantes, que podem oferecer qualidade de vida e ótimos resultados.


É claro que ninguém está preparado para uma notícia como essas, mas compreender a doença, o tipo de câncer, o estadiamento (o quanto o câncer se espalhou pelo corpo), o prognóstico, além de acompanhar a evolução e os resultados é fundamental para que você tenha confiança e, assim, ajude no que for preciso. Tenha em mente que a criança / adolescente dependem da sua segurança para se sentir igualmente seguros e enfrentar o que vem pela frente.


Informe-se com o médico e Informe a criança!


Por isso, tire todas as dúvidas com o médico responsável, sobre os exames que serão realizados, os tratamentos disponíveis, e procure ser sempre sincero com a criança ou adolescente, pois o paciente precisa confiar em você!


Navegue no menu localizado no cabeçalho desta página, e encontre informações completas sobre os principais tipos de cânceres do sangue na infânciasinais, diagnóstico e tratamentos.








Compartilhe:

 




Visitas: 1066


Entre em contato


Atendimento