A vibração ocupacional está presente nas mais variadas formas de trabalho e um dos riscos à saúde dos trabalhadores nas atividades realizadas em indústrias é a vibração em mãos e braços.
O advento dos motores elétricos trouxe consigo o surgimento de ferramentas motorizadas no ambiente de trabalho, que têm proporcionado facilidade e otimização nas atividades industriais. Estas ferramentas ou máquinas rotativas, como toda máquina mecânica, produzem vibrações devido ao seu funcionamento.
Segundo o engenheiro Tuffi Saliba, a vibração é um movimento oscilatório de um corpo devido a forças desequilibradas de componentes rotativos e movimentos alternados de uma máquina ou equipamento. Se o corpo vibra, este descreve um movimento oscilatório e periódico, envolvendo deslocamento num certo tempo. Assim se têm envolvidas no movimento uma velocidade, uma aceleração e uma frequência.
Confira o artigo completo na edição de setembro da Revista Proteção.
Fonte:
Data: 11/09/2018 / Fonte: Joubert R. S. Junior, Paulo C. M. Lamim Filho, Josemar S. Moreira, Fabiano Bianchini Batista e Letíc